Sequências Didáticas



Texto Avestruz- Mário Prata
ANTES DA LEITURA
Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto
1-      Exploração oral
O que se espera de um texto com este título “Avestruz”?
Já viu esta ave? Como ela é? Onde vive, como se alimenta?
Vídeo aventura selvagem  pesquisar
http://youtu.be/P_rAtx0wcAE  vídeo 9 minutos criação de avestruzes
E o autor do texto? Já leu algum texto de Mário Prata? De onde é, onde vive, escreve quais gêneros literários?
2-      Pesquisar na SAI a biografia Mario Prata nos sites indicados pelo professor.
http://youtu.be/fRkjT0Yr35s   rápida biografia de 1 minuto (mais educação)
http://youtu.be/oYucg0hW7d0 Parte de entrevista no programa do Jô Soares fala sobre lançamento de três livros
http://youtu.be/iT75LtP3be0    entrevista no programa do Jô Soares em que fala do time Linense
3-      Quem tem um bichinho de estimação? Da muito trabalho? Fale um pouco sobre ele. Quem já teve um bicho de estimação bem esquisito?

DURANTE A LEITURA
a)      Leitura silenciosa pelos alunos.
b)      Grifar palavras ou expressões desconhecidas.
c)       Conversar com um colega próximo sobre as dúvidas encontradas durante a leitura do texto e tentar saná-las.
d)      Procurar no dicionário ou tentar inferir o sentido pelo contexto.
e)      Leitura pelo professor (em voz alta, com a devida expressividade)
f)       Elementos da narrativa ( ORALMENTE)
DEPOIS DA LEITURA
Escrever um resumo do texto.
Escrever, no caderno, um pequeno comentário sobre a crônica lida. Confirmou suas expectativas?
Produzir uma resenha sobre a crônica estudada.

Ditados populares: Comentar oralmente.
Estômago de avestruz
“Avestruz!!!!” Interjeição usada popularmente.





Estratégias de Leitura
Meu primeiro Beijo
Antonio Barreto
        

Antes:
ž O título do texto que vamos ler é “Meu primeiro beijo” o que vai falar o texto na sua opinião? (Se o narrador vai descrever a sensação ou a forma que aconteceu)
ž Que tipo de personagens iremos encontrar? (pensando na idade)
ž Qual será a fonte desse texto?
ž O que vocês sabem sobre o autor?
ž Qual parece ser o gênero do texto?
Quando vocês ouvem a palavra beijo o que vocês pensam?

Durante:
ž Leitura Compartilhada
ž Confirmação dos alunos durante a leitura das hipóteses levantadas antes de ler o texto
ž Localização da ideia central. (os alunos devem identificar durante a leitura)
ž Vocabulário – sublinhar as palavras desconhecidas
ž Sublinhar no texto os trechos que remetem à saúde
ž Entendimento global do texto

Depois:
ž Socialização das hipóteses:
1) Qual o gênero textual?
2) Sobre os personagens: eles são como vocês pensavam? Justifique.
Socialização da ideia central.
ž Vocabulário
1)    Pedir para que tentem entender a palavra pelo contexto, e socialize. Caso tenha alguma que eles não consigam, então devem consultar o dicionário.
ž Sentido figurado das palavras
1)    O que você entende da oração: “Você é a glicose do meu metabolismo”.
ž Identificar os elementos da narrativa:
1)    Qual o foco narrativo, primeira ou terceira pessoa? Justifique.
2)    Quais os personagens?
3)    Em que espaço se desenvolve a narrativa?
4)    Qual o tempo?
5)    Qual o enredo (sequência dos fatos)?
ž Gramática: Substantivo e adjetivo
1)    Identifique no texto 3 substantivos com seus respectivos adjetivos
2)    Quais adjetivos dados ao  substantivo olhos?
3)    O que a fez beijá-lo? (O objetivo é que os alunos cheguem a conclusão se ela o beijou devido a seus argumentos ou por dó)
4)    Você saberia descrever a sensação de um beijo (a mudança no metabolismo do corpo)
5)    Existe diferença entre beijos com paixão e amor?

6)    Vocês sabem algo sobre a doença do beijo?



4 comentários:

  1. Texto Avestruz- Mário Prata

    ANTES DA LEITURA

    Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto

    1. Exploração oral

    Você tem algum animal de estimação?

    Que animal?

    Já viu esta ave? Como ela é? Onde vive, como se alimenta?

    Você já viu um avestruz?

    Conhece a expressão “fulano tem estômago de avestruz”? O que significa isto?

    O que se espera de um texto com este título “Avestruz”?

    Após essa conversa inicial, mostrar a imagem de um avestruz

    Atividade extra classe

    Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre avestruz:

    Que tipo de animal é?

    A que reino pertence?

    Qual é a sua alimentação?

    Seu habitat?

    Vídeo aventura selvagem



    http://youtu.be/P_rAtx0wcAE vídeo 9 minutos criação de avestruzes

    E o autor do texto? Já leu algum texto de Mário Prata? De onde é, onde vive, escreve quais gêneros literários?

    1- Pesquisar na SAI a biografia Mario Prata nos sites indicados pelo professor.

    http://youtu.be/fRkjT0Yr35s rápida biografia de 1 minuto (mais educação)

    http://youtu.be/oYucg0hW7d0 Parte de entrevista no programa do Jô Soares fala sobre lançamento de três livros

    http://youtu.be/iT75LtP3be0 entrevista no programa do Jô Soares em que fala do time Linense.



    LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO

    DURANTE A LEITURA

    a) Leitura silenciosa pelos alunos.

    b) Grifar palavras ou expressões desconhecidas.

    c) Conversar com um colega próximo sobre as dúvidas encontradas durante a leitura do texto e tentar saná-las.

    d) Procurar no dicionário ou tentar inferir o sentido pelo contexto.

    e) Leitura pelo professor (em voz alta, com a devida expressividade)

    f) Elementos da narrativa ( ORALMENTE)



    DEPOIS DA LEITURA

    O professor questiona se seria possível ter um avestruz como animal de estimação;

    Elencar os motivos para ter ou não o avestruz de estimação;

    Você acha que a palavra avestruz serve como inspiração para um poema ou uma música?

    Solicitar que elaborem uma síntese do que entenderam do texto (registro no caderno).



    ResponderExcluir
  2. Sequência Didática – Conto “ Meu primeiro beijo ”, de Antônio Barreto





    1-Ativação de conhecimentos do mundo

    - Anunciar que leremos o conto “ meu ... “

    - Autor Antônio Barreto – Perguntar se alguém já leu sobre o autor.

    2 – Levantamento dos conhecimentos Prévios

    Quem já beijou aqui? Será que as pessoas sempre perceberam o beijo da mesma forma? Será que já foi diferente ? Tem haver com o amor? Com quem ?

    OBS.: Deixar os alunos se expressarem livremente.

    3- Checagem de hipóteses

    Ao realizar a leitura do primeiro parágrafo, perguntar :

    - Quem está contando sobre seu primeiro beijo? Ele ou ela?

    - Esta pessoa está contando para quem ?

    - Com quem vocês acham que foi primeiro Beijo ?





    4- Localização de informação: Depois de leitura:

    No texto o menino que dá o beijo (o personagem em origem) recebe vários apelidos, quais são eles?



    5- Capacidade de Leitura

    Como desenvolver?

    - Leitura interpretativa feito pelo casal mais popular da sala

    - Após a leitura interpretativa, o professor lê para a sala como narrador ( leitura direcionada )

    - Após ler o texto perguntar se essa situação já foi vivida por alguém



    6- Comparação de informações

    No bilhete o aluno vai se remeter aos bilhetinhos que ele faz ou aos torpedos que ele manda. Vocês já mandaram algum bilhetinho desse tipo para alguém ?



    7- Generalizações: Depois da leitura:

    Solicitar que os alunos façam uma síntese oral sobre o texto. Qual parte chamou mais atenção na leitura?



    8- Produção de inferências locais e globais:

    Durante e depois da leitura é possível fazer várias intervenções para verificar as lacunas de compreensão, exemplo:

    - O que são Perdigotos?

    - O que significa a expressão “ cultura inútil ” e “ Já tínhamos transposto? ”



    A interdisciplinaridade se dará com a matéria de ciências.

    A intertextualidade com a musica João e Maria “ Chico Buarque ”

    Produção de texto sobre o tema

    Uma outra opção de trabalhar a intertextualidade sugiro o filme “ O beijo roubado ”.

    ResponderExcluir
  3. Texto: "Pausa"

    Autor: Moacyr Scliar



    Estimular os conhecimentos prévios a partir de inferências a respeito do título;



    Leitura compartilhada da crônica “Pausa” de Moacyr Scliar

    Leitura fragmentada fazendo uso do Datashow, estimulando os alunos a fazerem inferências a partir de estudo sobre aspectos semânticos (análise das personagens, descrição do espaço, simbologia do sonho da personagem) e estudo sobre aspectos linguísticos.





    Leitura dramatizada da crônica feita pelos alunos.



    Exibição do filme "Doce novembro" (visualização apenas de trechos pertinentes ao assunto) – com o objetivo de ampliar o conhecimento e analisar a intertextualidade. Uma vez que este filme retrata o envolvimento de duas pessoas que têm pouco em comum. Ela é uma mulher encantadora, com o dom de trazer à tona o que os homens tem de melhor. Já ele, é um executivo viciado em trabalho, que parece ter esquecido o que é ser amado por alguém e ela vai tentar resgatar nele o verdadeiro sentido da vida.

    Debate acerca do assunto tratado no filme e na crônica, estabelecendo comparações enriquecendo a leitura da crônica.





    Atividade extraclasse



    A classe será dividida em grupos e estes irão preparar um documentário a respeito da rotina de vida e a vontade de se afastar dos acontecimentos cotidianos.





    Produto final: exibição do documentário produzido pelos alunos, utilizando Datashow.

    ResponderExcluir
  4. Texto: "Pausa"

    Autor: Moacyr Scliar



    Estimular os conhecimentos prévios a partir de inferências a respeito do título;



    Leitura compartilhada da crônica “Pausa” de Moacyr Scliar

    Leitura fragmentada fazendo uso do Datashow, estimulando os alunos a fazerem inferências a partir de estudo sobre aspectos semânticos (análise das personagens, descrição do espaço, simbologia do sonho da personagem) e estudo sobre aspectos linguísticos.





    Leitura dramatizada da crônica feita pelos alunos.



    Exibição do filme "Doce novembro" (visualização apenas de trechos pertinentes ao assunto) – com o objetivo de ampliar o conhecimento e analisar a intertextualidade. Uma vez que este filme retrata o envolvimento de duas pessoas que têm pouco em comum. Ela é uma mulher encantadora, com o dom de trazer à tona o que os homens tem de melhor. Já ele, é um executivo viciado em trabalho, que parece ter esquecido o que é ser amado por alguém e ela vai tentar resgatar nele o verdadeiro sentido da vida.

    Debate acerca do assunto tratado no filme e na crônica, estabelecendo comparações enriquecendo a leitura da crônica.





    Atividade extraclasse



    A classe será dividida em grupos e estes irão preparar um documentário a respeito da rotina de vida e a vontade de se afastar dos acontecimentos cotidianos.





    Produto final: exibição do documentário produzido pelos alunos, utilizando Datashow.

    ResponderExcluir