Texto Avestruz- Mário Prata
ANTES
DA LEITURA
Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto
1-
Exploração oral
O
que se espera de um texto com este título “Avestruz”?
Já
viu esta ave? Como ela é? Onde vive, como se alimenta?
Vídeo
aventura selvagem pesquisar
http://youtu.be/P_rAtx0wcAE vídeo 9 minutos criação de avestruzes
E
o autor do texto? Já leu algum texto de Mário Prata? De onde é, onde vive,
escreve quais gêneros literários?
2-
Pesquisar na SAI a biografia Mario Prata nos sites indicados
pelo professor.
http://youtu.be/fRkjT0Yr35s
rápida biografia de 1 minuto (mais educação)
http://youtu.be/oYucg0hW7d0 Parte de entrevista no programa do Jô
Soares fala sobre lançamento de três livros
http://youtu.be/iT75LtP3be0
entrevista no programa do Jô Soares em que fala do time Linense
3-
Quem tem um bichinho de estimação? Da muito trabalho? Fale
um pouco sobre ele. Quem já teve um bicho de estimação bem esquisito?
a)
Leitura silenciosa pelos alunos.
b)
Grifar palavras ou expressões desconhecidas.
c)
Conversar com um colega próximo sobre as dúvidas encontradas
durante a leitura do texto e tentar saná-las.
d)
Procurar no dicionário ou tentar inferir o sentido pelo
contexto.
e)
Leitura pelo professor (em voz alta, com a devida
expressividade)
f)
Elementos da narrativa ( ORALMENTE)
DEPOIS
DA LEITURA
Escrever
um resumo do texto.
Escrever,
no caderno, um pequeno comentário sobre a crônica lida. Confirmou suas
expectativas?
Produzir
uma resenha sobre a crônica estudada.
Ditados
populares: Comentar oralmente.
Estômago
de avestruz
“Avestruz!!!!”
Interjeição usada popularmente.
Estratégias de Leitura
Meu primeiro Beijo
Antonio Barreto
Antes:
O título do texto que vamos ler é
“Meu primeiro beijo” o que vai falar o texto na sua opinião? (Se o narrador vai
descrever a sensação ou a forma que aconteceu)
Que tipo de personagens iremos encontrar? (pensando na idade)
Qual será a fonte desse texto?
O que vocês sabem sobre o autor?
Qual parece ser o gênero do texto?
Que tipo de personagens iremos encontrar? (pensando na idade)
Qual será a fonte desse texto?
O que vocês sabem sobre o autor?
Qual parece ser o gênero do texto?
Quando vocês
ouvem a palavra beijo o que vocês pensam?
Durante:
Leitura Compartilhada
Confirmação dos alunos durante a
leitura das hipóteses levantadas antes de ler o texto
Localização da ideia central. (os
alunos devem identificar durante a leitura)
Vocabulário – sublinhar as palavras
desconhecidas
Sublinhar no texto os trechos que
remetem à saúde
Entendimento global do texto
Depois:
Socialização das hipóteses:
1) Qual o
gênero textual?
2) Sobre os
personagens: eles são como vocês pensavam? Justifique.
Socialização
da ideia central.
Vocabulário
1)
Pedir
para que tentem entender a palavra pelo contexto, e socialize. Caso tenha
alguma que eles não consigam, então devem consultar o dicionário.
Sentido figurado das palavras
1)
O
que você entende da oração: “Você é a glicose do meu metabolismo”.
Identificar os elementos da
narrativa:
1)
Qual
o foco narrativo, primeira ou terceira pessoa? Justifique.
2)
Quais
os personagens?
3)
Em
que espaço se desenvolve a narrativa?
4)
Qual
o tempo?
5)
Qual
o enredo (sequência dos fatos)?
Gramática: Substantivo e adjetivo
1)
Identifique
no texto 3 substantivos com seus respectivos adjetivos
2)
Quais
adjetivos dados ao substantivo olhos?
3)
O
que a fez beijá-lo? (O objetivo é que os alunos cheguem a conclusão se ela o
beijou devido a seus argumentos ou por dó)
4)
Você
saberia descrever a sensação de um beijo (a mudança no metabolismo do corpo)
5)
Existe
diferença entre beijos com paixão e amor?
6)
Vocês
sabem algo sobre a doença do beijo?
Texto Avestruz- Mário Prata
ResponderExcluirANTES DA LEITURA
Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto
1. Exploração oral
Você tem algum animal de estimação?
Que animal?
Já viu esta ave? Como ela é? Onde vive, como se alimenta?
Você já viu um avestruz?
Conhece a expressão “fulano tem estômago de avestruz”? O que significa isto?
O que se espera de um texto com este título “Avestruz”?
Após essa conversa inicial, mostrar a imagem de um avestruz
Atividade extra classe
Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre avestruz:
Que tipo de animal é?
A que reino pertence?
Qual é a sua alimentação?
Seu habitat?
Vídeo aventura selvagem
http://youtu.be/P_rAtx0wcAE vídeo 9 minutos criação de avestruzes
E o autor do texto? Já leu algum texto de Mário Prata? De onde é, onde vive, escreve quais gêneros literários?
1- Pesquisar na SAI a biografia Mario Prata nos sites indicados pelo professor.
http://youtu.be/fRkjT0Yr35s rápida biografia de 1 minuto (mais educação)
http://youtu.be/oYucg0hW7d0 Parte de entrevista no programa do Jô Soares fala sobre lançamento de três livros
http://youtu.be/iT75LtP3be0 entrevista no programa do Jô Soares em que fala do time Linense.
LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO
DURANTE A LEITURA
a) Leitura silenciosa pelos alunos.
b) Grifar palavras ou expressões desconhecidas.
c) Conversar com um colega próximo sobre as dúvidas encontradas durante a leitura do texto e tentar saná-las.
d) Procurar no dicionário ou tentar inferir o sentido pelo contexto.
e) Leitura pelo professor (em voz alta, com a devida expressividade)
f) Elementos da narrativa ( ORALMENTE)
DEPOIS DA LEITURA
O professor questiona se seria possível ter um avestruz como animal de estimação;
Elencar os motivos para ter ou não o avestruz de estimação;
Você acha que a palavra avestruz serve como inspiração para um poema ou uma música?
Solicitar que elaborem uma síntese do que entenderam do texto (registro no caderno).
Sequência Didática – Conto “ Meu primeiro beijo ”, de Antônio Barreto
ResponderExcluir1-Ativação de conhecimentos do mundo
- Anunciar que leremos o conto “ meu ... “
- Autor Antônio Barreto – Perguntar se alguém já leu sobre o autor.
2 – Levantamento dos conhecimentos Prévios
Quem já beijou aqui? Será que as pessoas sempre perceberam o beijo da mesma forma? Será que já foi diferente ? Tem haver com o amor? Com quem ?
OBS.: Deixar os alunos se expressarem livremente.
3- Checagem de hipóteses
Ao realizar a leitura do primeiro parágrafo, perguntar :
- Quem está contando sobre seu primeiro beijo? Ele ou ela?
- Esta pessoa está contando para quem ?
- Com quem vocês acham que foi primeiro Beijo ?
4- Localização de informação: Depois de leitura:
No texto o menino que dá o beijo (o personagem em origem) recebe vários apelidos, quais são eles?
5- Capacidade de Leitura
Como desenvolver?
- Leitura interpretativa feito pelo casal mais popular da sala
- Após a leitura interpretativa, o professor lê para a sala como narrador ( leitura direcionada )
- Após ler o texto perguntar se essa situação já foi vivida por alguém
6- Comparação de informações
No bilhete o aluno vai se remeter aos bilhetinhos que ele faz ou aos torpedos que ele manda. Vocês já mandaram algum bilhetinho desse tipo para alguém ?
7- Generalizações: Depois da leitura:
Solicitar que os alunos façam uma síntese oral sobre o texto. Qual parte chamou mais atenção na leitura?
8- Produção de inferências locais e globais:
Durante e depois da leitura é possível fazer várias intervenções para verificar as lacunas de compreensão, exemplo:
- O que são Perdigotos?
- O que significa a expressão “ cultura inútil ” e “ Já tínhamos transposto? ”
A interdisciplinaridade se dará com a matéria de ciências.
A intertextualidade com a musica João e Maria “ Chico Buarque ”
Produção de texto sobre o tema
Uma outra opção de trabalhar a intertextualidade sugiro o filme “ O beijo roubado ”.
Texto: "Pausa"
ResponderExcluirAutor: Moacyr Scliar
Estimular os conhecimentos prévios a partir de inferências a respeito do título;
Leitura compartilhada da crônica “Pausa” de Moacyr Scliar
Leitura fragmentada fazendo uso do Datashow, estimulando os alunos a fazerem inferências a partir de estudo sobre aspectos semânticos (análise das personagens, descrição do espaço, simbologia do sonho da personagem) e estudo sobre aspectos linguísticos.
Leitura dramatizada da crônica feita pelos alunos.
Exibição do filme "Doce novembro" (visualização apenas de trechos pertinentes ao assunto) – com o objetivo de ampliar o conhecimento e analisar a intertextualidade. Uma vez que este filme retrata o envolvimento de duas pessoas que têm pouco em comum. Ela é uma mulher encantadora, com o dom de trazer à tona o que os homens tem de melhor. Já ele, é um executivo viciado em trabalho, que parece ter esquecido o que é ser amado por alguém e ela vai tentar resgatar nele o verdadeiro sentido da vida.
Debate acerca do assunto tratado no filme e na crônica, estabelecendo comparações enriquecendo a leitura da crônica.
Atividade extraclasse
A classe será dividida em grupos e estes irão preparar um documentário a respeito da rotina de vida e a vontade de se afastar dos acontecimentos cotidianos.
Produto final: exibição do documentário produzido pelos alunos, utilizando Datashow.
Texto: "Pausa"
ResponderExcluirAutor: Moacyr Scliar
Estimular os conhecimentos prévios a partir de inferências a respeito do título;
Leitura compartilhada da crônica “Pausa” de Moacyr Scliar
Leitura fragmentada fazendo uso do Datashow, estimulando os alunos a fazerem inferências a partir de estudo sobre aspectos semânticos (análise das personagens, descrição do espaço, simbologia do sonho da personagem) e estudo sobre aspectos linguísticos.
Leitura dramatizada da crônica feita pelos alunos.
Exibição do filme "Doce novembro" (visualização apenas de trechos pertinentes ao assunto) – com o objetivo de ampliar o conhecimento e analisar a intertextualidade. Uma vez que este filme retrata o envolvimento de duas pessoas que têm pouco em comum. Ela é uma mulher encantadora, com o dom de trazer à tona o que os homens tem de melhor. Já ele, é um executivo viciado em trabalho, que parece ter esquecido o que é ser amado por alguém e ela vai tentar resgatar nele o verdadeiro sentido da vida.
Debate acerca do assunto tratado no filme e na crônica, estabelecendo comparações enriquecendo a leitura da crônica.
Atividade extraclasse
A classe será dividida em grupos e estes irão preparar um documentário a respeito da rotina de vida e a vontade de se afastar dos acontecimentos cotidianos.
Produto final: exibição do documentário produzido pelos alunos, utilizando Datashow.