sexta-feira, 7 de junho de 2013

As letras fascinam quando já as reconhecemos

As letras fascinam quando já as reconhecemos

     Meu primeiro contato com as letras foi bastante marcante, pois meu desejo de dominá-las, de decifrá-las, era tão grande, que isso me causava  medo e ansiedade.
     Como não frequentei a pré-escola e ingressei diretamente na antiga 1ª série (ensino fundamental) era bastante leiga em relação a toda e qualquer escrita. Observava alguns alunos que já tinham certa familiaridade com a escrita e leitura e entrava em pânico quando a professora me pedia para soletrar alguma letra ou palavra. Tudo me parecia muito difícil, um verdadeiro labirinto de códigos indecifráveis.
     Tanto medo e angústia me fez abandonar a escola, por mais que tentasse já me sentia uma fracassada. Mas como ser persistente sempre foi meu principal atributo, em casa através de cartilhas e livrinhos mergulhei no mundo das palavras.
     Hoje vejo como é preciso lutar diante dos desafios, realmente não podemos desistir diante dos obstáculos. Quando vejo um aprendiz diante das primeiras palavras entendo como aquele infinito mundo enigmático pode lhe trazer imensas felicidades, ou também grandes frustrações.  
     Aqui é preciso pensar no mestre, professor que pode conduzir o educando no caminho mais suave e próspero, na descoberta do fantástico mundo das palavras.  

Áurea de Oliveira
Professora de língua portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário